A Figura abaixo mostra a probabilidade de ocorrência dos fenômenos climáticos El Niño (vermelho), La Niña (azul) ou Neutro (verde, ausência de El Niño e La Niña) para os próximos trimestres.

Segundo boletim atualizado em 21 de outubro de 2019 pela Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia em conjunto com a Universidade de Columbia nos EUA. Atualmente, existe uma chance entre 60 e 70% de predomínio da condição de NEUTRALIDADE durante o trimestre de NOV-DEZ/19-JAN/20. Para os trimestres seguintes, as projeções apontam para manutenção dessa condição com probabilidade variando entre 50 e 60% de chance. Contudo, é fundamental acompanhar as futuras atualizações da previsão climática, pois outros fatores poderão influenciar o regime de chuva e temperatura do ar nas regiões de monitoramento da Fundação ABC, tais como as anomalias de temperatura no oceano Atlântico e também pequenas variações de temperatura das águas no Pacífico leste.