Envie para a equipe do sma possíveis erros que existirem nesta página:
   Índice de Seca (SPI)
Ano:     Mês:    

Nesta página são disponibilizados os mapas mensais de Índice de Precipitação Padronizado (termo em inglês Standard Precipitation Índex – SPI) para o monitoramento e estimativa da intensidade da condição de seca ou excesso de chuva observado em toda a área de atuação da Fundação ABC. O índice SPI foi desenvolvido por McKee et al. (1993) e baseia-se na quantificação do volume observado de chuva como um desvio padronizado de uma função de distribuição de probabilidade selecionada que modela os dados brutos de precipitação.

Os dados brutos de precipitação são normalmente ajustados a uma distribuição gama ou Pearson Tipo III e, em seguida, transformados em uma distribuição normal. Os valores do SPI podem ser interpretados como o número de desvios padrão pelos quais a anomalia observada de chuva se desvia do histórico de precipitação, disponíveis em cada posto de observação agrometeorológico. Valores negativos de SPI indicam uma situação de seca, enquanto que valores positivos mostram uma situação de excesso de chuva e o seu monitoramento possibilita avaliarmos o grau de severidade de ambas as condições em escala regional.



Referência bibliográfica

McKee, T. B., Doesken, N. J. e Kleist, J. The relationship of drought frequency and duration to time scales, In: Eighth Conference on Applied Clomatology, Anaheim, California, 1993.