|
|||||
Os produtos apresentados nesta página são gerados e disponibilizados de forma automática pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) a partir de dados provenientes do National Oceanic and Atmospheric Administrations (NOAA), atualizados semanalmente nesta seção. As figuras abaixo representam a variação espacial dos valores de anomalia das Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) observado na última semana para as regiões dos oceanos Atlântico, Pacífico e demais áreas do globo. As áreas em tons azuis representam águas superficiais mais frias que a média histórica dos últimos 30 anos (anomalia negativa), e as cores variando do amarelo ao vermelho indicam águas mais quentes que o normal (anomalia positiva).
- As áreas em tons azuis representam águas superficiais mais frias do que a média histórica registrada nos últimos 30 anos (anomalia negativa), e as cores variando do amarelo ao vermelho indicam águas mais quentes que o normal (anomalia positiva).
- No geral, as condições oceânicas seguem favoráveis ao La Niña, sendo indicado pela manutenção do forte sinal de resfriamento anômalo das águas em grande parte do Pacífico Equatorial. No Oceano Atlântico, águas superficiais relativamente mais quentes atuam em parte do litoral Sul do Brasil e na região oceânica de encontro da Corrente do Brasil e a Corrente das Malvinas. Tal condição altera os ventos de baixos níveis, afetando o transporte de umidade do oceano para o continente, reduzindo as chuvas na região do Grupo ABC.