Envie para a equipe do sma possíveis erros que existirem nesta página:
   Radar Simepar
Data:    

O Radar Meteorológico Doppler do SIMEPAR banda S está em operação de monitoramento e vigilância ambiental desde outubro de 1998, sendo o primeiro do estado do Paraná. As medições do Radar são realizadas numa área de até 480 km de raio, cobrindo a área do estado do Paraná, Santa Catarina, parte do centro-sul de São Paulo e norte do Rio Grande do Sul. Os dados do Radar do SIMEPAR são obtidos em tempo real (a cada 10 minutos) para monitoramento e previsão de tempo e armazenados para serem utilizados em pesquisa e desenvolvimento de produtos meteorológicos.



Legenda: As variáveis medidas pelo Radar Meteorológico Doppler do SIMEPAR são refletividade, vento radial e largura espectral, com os respectivos objetivos:

a) Monitoramento da precipitação, vento e granizo em eventos de tempo severo (tempestades, chuvas intensas, ventos fortes, ocorrência de granizo, descargas atmosféricas);

b) Estimativa da intensidade da chuva com grande resolução espacial e temporal;

c) Previsão a curtíssimo prazo (0 a 3 horas) usando observações dos radares, integradas com informações da rede telemétrica de superfície, imagens de satélite, sistemas de detecção de descargas atmosféricas e modelos numéricos de previsão do tempo.